Português Língua Estrangeira - B1



Cristina Martins (Coordenação)

Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorada em Linguística Aplicada pela mesma universidade com a tese Línguas em contacto: “saber sobre” o que as distingue. Análise de competências metalinguísticas de crianças mirandesas em idade escolar (2004). Tem desenvolvido investigação nas áreas do bilinguismo e contacto de línguas, aquisição/aprendizagem de L2, desenvolvimento metalinguístico, processamento psicolinguístico e avaliação neuropsicológica. No âmbito da atividade docente, tem lecionado disciplinas de Língua Portuguesa, quer como língua materna, quer como L2, Aquisição e Aprendizagem de L2, Psicolinguística, Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. É diretora do 2º ciclo em Português como Língua Segunda e Língua Estrangeira e foi codiretora dos Cursos de Português Língua Estrangeira da FLUC (2015-2018) . Foi, entre 2007 e 2009, coordenadora científica do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA). Coordenadora, docente e autora do curso Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna realizado na modalidade a distância pela Universidade de Coimbra (13 edições).


Isabel Santos (Coordenação)

É Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutorada em Linguística Portuguesa pela mesma universidade, com a tese Norma e codificação. A produção linguístico gramatical portuguesa (2006). Tem desenvolvido investigação fundamentalmente nas áreas da variação e mudanças linguísticas, da historiografia gramatical e da aquisição / aprendizagem do português língua não materna. No âmbito da atividade docente (1.º, 2.º e 3.º ciclos), tem lecionado disciplinas de linguística portuguesa (fonética, fonologia, morfologia, variação linguística e história da língua) e de língua e comunicação oral no contexto dos cursos de português para estrangeiros lecionados na FLUC. É subdiretora do 2º ciclo / Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) e é membro do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.


Carla Ferreira

Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorada em Linguística portuguesa: investigação e ensino pela mesma universidade com a tese Usos do Particípio Passado duplo no Português Europeu Contemporâneo: padrões de variação numa amostra de população escolar (2012). Tem realizado investigação em Linguística portuguesa, nas áreas da dialetologia percetual, da variação linguística, da aquisição / aprendizagem de Português como língua não materna. Tem lecionado diversas disciplinas de Língua Portuguesa como L2 (FLUC) e, também, como L1 (1.º ciclo de Engenharia Informática – FCTUC). Na Escola Superior de Educação de Coimbra, lecionou Linguística portuguesa (fonética, fonologia, aquisição da língua). É uma das docentes do curso de ensino a distância da Universidade de Coimbra Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna. É investigadora do CELGA ILTEC (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada – Instituto de Linguística Teórica e Computacional).


Conceição Carapinha

Doutorada em Linguística Portuguesa, com a tese intitulada Contributos para a Análise da Linguagem Jurídica e da Interacção Verbal na Sala de Audiências (2006), é Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É investigadora do CELGA-ILTEC e tem desenvolvido investigação nas áreas da Linguística Jurídica, da Pragmática, da Análise do Discurso e da Linguística Textual e ainda da Tradução. No âmbito da atividade docente, leciona disciplinas de Língua Portuguesa, sobretudo relacionadas com os usos linguísticos, e é também docente do Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros. É codiretora do 2.º ciclo em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Entre 2011 e 2013 foi coordenadora científica do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA).


Sara Sousa

Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorada em Língua Portuguesa: Investigação e Ensino pela mesma universidade com a tese Contributos para o estudo da refutação em Português Europeu Contemporâneo. Tem desenvolvido investigação nas áreas da Semântica, Pragmática, Tradução e Linguística Aplicada ao Ensino de Português como língua não materna. É docente dos Cursos de Português para Estrangeiros da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 2003. É ainda investigadora no CELGA-ILTEC (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada – Instituto de Linguística Teórica e Computacional).


Tânia Ferreira

Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) é doutorada em Linguística do Português: Investigação e Ensino pela mesma universidade com a tese Aquisição/aprendizagem do sistema de atribuição de género nominal em PLNM. Tem especial interesse pela investigação na área da Linguística Aplicada ao Ensino do português como língua não-materna, dando ainda apoio a Projetos de investigação desenvolvidos no Centro de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da FLUC. No que respeita à atividade docente, lecionou, entre 2013 e 2015, disciplinas de língua portuguesa como língua não materna em Pequim, na Universidade de Economia e Negócios Internacionais, estando, desde 2017, a lecionar nos cursos de português para estrangeiros da FLUC.


Edição
1
Prazo de candidatura
12 de março de 2020
Início do curso
31 de março de 2020
Fim do curso
16 de julho de 2020
ECTS
4
Duração
104
Tipo de formação
Não Conferente de Grau (Formação Contínua)
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
222 – Línguas e Literaturas Estrangeiras
Preço
400,00 € (anual)