Educação Parental



Metodologia

O Curso de Educação Parental organiza-se em 5 módulos e tem uma duração total de 81 horas (3ECTS). Cada módulo tem uma calendarização própria, com data de início e de encerramento, numa estrutura modular sequencial e dependente da concretização das atividades propostas. Prevêem-se, contudo, dois períodos de recuperação de atividades/avaliações passadas. A finalização do curso supõe a realização de todas as atividades propostas, conduzindo a uma nota final expressa na escala de 0-20 valores, sendo necessário o mínimo de 10 valores para aprovação final. A totalidade dos módulos é realizada à distância.

O módulo 0 tem como objetivo fundamental a constituição da comunidade de aprendizagem, introduzindo os estudantes nas ferramentas informáticas e procedimentos necessários à concretização das atividades dos diferentes módulos. Os módulos 1, 2, 3 e 4 são temáticos, orientados para o conhecimento e reflexão sobre parentalidade positiva e suas implicações no desenvolvimento da criança, intervenções de educação parental e competências do educador parental. Para cada módulo existe uma coordenação científica responsável pela dinamização do processo de ensino-aprendizagem, pelo acompanhamento das atividades propostas, pelo esclarecimento das dúvidas dos formandos e feedback sobre o seu envolvimento e progressão no processo de aprendizagem. Cada módulo temático tem um conjunto de textos de apoio, da autoria dos docentes do curso, disponibilizados no início dos módulos. Os textos são curtos, mas podem incorporar links ou textos complementares que permitem aos formandos aprofundar aspetos que mais lhes interessem.

A avaliação é contínua, realizada a partir de atividades específicas. Nos módulos temáticos é realizada uma classificação quantitativa, na escala de 0-20 valores, correspondendo a avaliação final do curso à média das avaliações dos módulos 1 a 4. Serão organizados três momentos de recuperação para os formandos que, não tendo efetuado as atividades no módulo e momento previstos, as possam efetuar nesses períodos. O processo de ensino-aprendizagem assenta no acompanhamento sistemático do trabalho individual dos formandos, através de exercícios variados que visam o desenvolvimento de competências fundamentais ao reconhecimento e desenvolvimento de práticas parentais positivas. É também dada a possibilidade de concretização de trabalho de grupo a partir da utilização de diversos suportes: fórum, chat, Wiki.

Este curso é realizado em modalidade de ensino a distância, não implicando a participação dos formandos em sessões presenciais. O acesso à plataforma faz-se de forma flexível, permitindo que os formandos organizem e adequem os seus horários de trabalho em função das atividades que lhe são propostas. As interações entre formandos e equipa docente estabelecem-se maioritariamente de forma assíncrona, não exigindo a presença simultânea dos diferentes interlocutores na plataforma. Prevê-se, contudo, a existência de algumas sessões síncronas (com os participantes a comunicar online ao mesmo tempo), através de um chat, em data/hora a acordar e definir durante o período de execução do curso.


Edição
5
Prazo de candidatura
19 de fevereiro de 2020
Início do curso
10 de março de 2020
Fim do curso
15 de junho de 2020
ECTS
3
Duração
81 horas
Tipo de formação
Curso não conferente de grau
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
Ciências Sociais e do Comportamento
Preço
3000,00 € (anual)