Educação Parental



Madalena Alarcão (Coordenação)

Professora Associada | Universidade de Coimbra

Licenciada e Doutorada em Psicologia (área de Psicologia Clínica) na Universidade de Coimbra (Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação - FPCEUC), onde é Professora Associada. Tem lecionado na área da Família e Intervenção Sistémica (contextos clínico e forense). Integra a coordenação do Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia Clínica (Psicologia da Família e Intervenção Familiar), das Universidades de Coimbra e Lisboa. É investigadora do CES.

Desde 2007 integra o grupo que faz assessoria técnica para Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco na área da Educação Parental.

Tem realizado diversa atividade de supervisão, no âmbito de solicitações de IPSS, do ISSS e de grupos de profissionais da área psicossocial. É juiz social do Tribunal de Família e Menores de Coimbra, por indicação da FPCEUC. É membro supervisor da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.


Maria Filomena Gaspar

Professora Associada | Universidade de Coimbra

Licenciatura em Psicologia, Mestrado em Psicologia da Educação e Doutoramento em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Docente nas licenciaturas em Ciências da Educação e Serviço Social e no Programa de Doutoramento Interuniversitário em Psicologia Clínica – Psicologia da Família e Intervenção familiar, assim como no Doutoramento em Ciências da Educação, Área de Especialização em formação de Professores. Investigadora Associada do Centro de Estudos Sociais (CES), Laboratório Associado (FCT).

É educadora parental nos Programas Incredible Years, Parenting Wisely e Mais Família. É formadora no Program Incredible Years para educadores de infância e professores do 1º ciclo e mentora do Programa Incredible Years Basic para pais. É terapeuta familiar (Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar).

Desenvolve atividades de investigação no âmbito da educação parental e da educação familiar, da educação de infância e da intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias. Integra o grupo que, desde 2007, faz assessoria técnica para Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco na área da Educação Parental. Entre as suas atividades de apoio à comunidade é de destacar também a realização de várias comunicações para pais e docentes e outros profissionais em torno das temáticas da educação parental e familiar, da prevenção e da relação família-escola, assim como o exercício de voluntariado num Centro de Apoio Familiar onde faz intervenção terapêutica e socioeducativa a famílias.


Ana Almeida

Professora Associada | Universidade do Minho

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa em 1982, concluiu o doutoramento em Estudos da Criança, especialização em Psicopedagogia, na Universidade do Minho, em 1997.

É Professora Associada do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial da Universidade do Minho. Da sua atividade institucional destaca-se a direção do Mestrado em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias (9ª edição), no qual leciona as disciplinas de Modelos e Práticas da Intervenção Psicossocial, Intervenção e Promoção do Contexto Familiar, Promoção e Otimização da Convivência na Escola. Tem colaborado nos programas doutorais das Universidades Espanholas de Granada e de La Laguna e das Universidades Brasileiras de Florianópolis e de Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e nos programas de cooperação pedagógica da Universidade do Minho com Moçambique.

Entre 2003 e 2010 exerceu as funções de Directora do Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho. No campo da investigação, tem participado em vários projetos nacionais e internacionais e publicado no país e no estrangeiro em obras direcionadas a públicos académicos e profissionais.


Isabel Lima

Professora Auxiliar | Universidade do Porto

Professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e investigadora no Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Colabora na formação graduada e pós-graduada de psicólogos na área de Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano, e no Programa Doutoral em Psicologia. É responsável por unidades curriculares do Mestrado Integrado em Psicologia, como a Intervenção Psicológica em Contextos Educativos, Educação Parental, Desenvolvimento do Pensamento Matemático em Crianças e Psicologia da Educação. Supervisiona e orienta estágios escolares em contextos educativos. Realiza consulta psicológica de crianças e famílias no Serviço de Consultas da FPCEUP.

Coordenadora científica de um projeto de investigação internacional sobre a avaliação da qualidade de contextos familiares, financiado pelo CRUP.

Credenciada no nível 4 do programa de promoção de parentalidade positiva Triple P, tendo também formação em outros níveis do mesmo programa.

Autora de várias publicações no domínio da qualidade do ambiente de desenvolvimento em contextos familiares e educativos e avaliação de intervenções de educação parental.


Maria Brandão

Professora Auxiliar | Universidade Lisboa

Doutorada no Ramo de Educação Especial e Reabilitação, pela Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana (FMH), com tese em Formação Parental na Intervenção Precoce.

Professora auxiliar na FMH, responsável pela área da Intervenção Precoce (IP) e regente de unidades curriculares do 1º e 2º ciclo, como: modelos de intervenção familiar, programas de intervenção precoce, currículos e metodologias habilitavas, entre outras. Docente colaboradora em diversos cursos de mestrado e pós-graduação, em colaboração com a FPCEUC; U. Minho; ISPA, ISEC, ESEI M. Ulrich. Orientadora e membro de júris de teses de doutoramento e de mestrado nas áreas referidas.

Coordenadora de programa de formação parental destinado a pais de crianças dos 0-3 anos, com Síndroma de Down. Consultoria técnico-científica junto da Comissão Nacional de Proteção às Crianças e Jovens em Risco de 2007-2010 e co-autora de relatório sobre a avaliação de intervenções de educação parental em Portugal, elaborado no âmbito de estudo protocolado entre a CNPCJR, DGSS e ISS e a FMH-UTL; FPCE-UP; FPCE-UC; U.Minho; ESE-IPP.

Preletora em conferências nacionais e internacionais e autora e coautora de diversos artigos em publicações internacionais e nacionais também no âmbito da intervenção precoce e educação parental.


Orlanda Cruz

Professora Associada | Universidade do Porto

Licenciada e doutorada em Psicologia (área de especialização em Psicologia do Desenvolvimento).

Co-Diretora do Programa Doutoral em Psicologia (FPCEUP). Interesses de investigação: Psicologia da Parentalidade; Educação Parental, Desenvolvimento Psicológico. Coordenadora do grupo de investigação Desenvolvimento e Educação do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (financiado pela FCT). Responsável pela docência e pela orientação de mestrandos e doutorandos. Comunicações e publicações diversas nas áreas referidas.


Edição
5
Prazo de candidatura
19 de fevereiro de 2020
Início do curso
10 de março de 2020
Fim do curso
15 de junho de 2020
ECTS
3
Duração
81 horas
Tipo de formação
Curso não conferente de grau
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
Ciências Sociais e do Comportamento
Preço
300,00 € (anual)