Computadores em Química



Jorge Marques (Coordenação)

Jorge M. C. Marques é doutorado em Química Teórica pela Universidade de Coimbra. Desde 1995, tem lecionado várias disciplinas da área da Química, incluindo disciplinas com uma forte componente computacional. Em particular, tem sido o responsável pela disciplina de Informática Geral da Licenciatura em Química. O seu domínio de investigação centra-se na Química Computacional e Modelação Molecular. Publicou cerca de 50 artigos em revistas internacionais e atas de congressos, sendo na sua quase totalidade indexadas no Science Citation Index. O seu índice-h é presentemente de 15. Foi coordenador Erasmus do Departamento de Química, entre 2008 e 2014. Atualmente é membro da Comissão Científica e subdiretor do Departamento de Química.


Paulo Abreu

Professor Auxiliar do Departamento de Química da Universidade de Coimbra é doutorado em Química Teórica pela mesma universidade, tendo a sua tese incidido no cálculo de estrutura eletrónica. No âmbito da atividade docente, tem lecionado disciplinas de Química Geral, Elementos de Quimioinformática, Informática Geral, Modelação e Simulação Molecular. É o responsável pela gestão e configuração de vários clusters de computadores, tanto educacionais como científicos. A sua atividade científica versa o cálculo de propriedades moleculares recorrendo a cálculos de estrutura eletrónica, simetria molecular e suas consequências, química orgânica computacional e computação de alto desempenho (HPC).


Edição
2
Início do curso
21 de fevereiro de 2019
Fim do curso
28 de abril de 2017
ECTS
2
Duração
54 horas
Tipo de formação
Curso não conferente de grau
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
Química, Bioquímica, Engenharia Química, representação e visualização molecular, tratamento de dados laboratoriais e resolução de problemas numéricos em química
Preço
120,00 €