Poluição e Controlo de Emissões Gasosas



Apresentação

Há várias décadas que é reconhecido que a poluição atmosférica provoca danos à saúde humana e ao meio ambiente. A poluição atmosférica está associada à presença de uma mistura de compostos tóxicos, lançados no ar ou resultantes de reações químicas, que alteram o que seria a constituição natural da atmosfera. Estes compostos, poluentes, podem ter maior ou menor impacte na qualidade do ar, consoante a sua composição química, concentração na massa de ar em causa e condições meteorológicas. Entre os poluentes mais preocupantes em termos de saúde pública, as partículas têm vindo a merecer uma atenção especial decorrente do seu impacte na saúde das populações, que pode variar de perturbações ligeiras no sistema respiratório até à morte prematura, dependendo da sua concentração e tempo de exposição. As partículas primárias são emitidas diretamente para a atmosfera a partir de fontes fixas que resultam essencialmente da atividade industrial e fontes móveis, como o tráfego automóvel.

Assim, é importante que as instalações industriais possuam sistemas de tratamento de efluentes gasosos eficazes para diminuir significativamente as emissões de substâncias tóxicas, nomeadamente partículas designadas como PM10 (fracção grosseira) e PM2.5 (fracção fina), SOx, NOx e gases ácidos, contribuindo deste modo para a melhoria da qualidade do ar.

Destinatários

Licenciados ou Mestres em Engenharia e outros profissionais com curso superior na área das ciências com interesse no controlo da poluição atmosférica proveniente da atividade industrial.

Fatores de diferenciação

A presente proposta de curso tem como objetivo principal fornecer ao público-alvo uma panorâmica da poluição atmosférica e ferramentas de cálculo de engenharia para dimensionar equipamentos usualmente utilizados no controlo das emissões gasosas associadas a atividades industriais. Desconhece-se outra proposta formativa na área do controlo da poluição atmosférica, na modalidade de ensino a distância, à disposição de todo o mundo lusófono.


Edição
2
Prazo de candidatura
2 de outubro de 2019
Início do curso
22 de outubro de 2019
Fim do curso
15 de janeiro de 2020
ECTS
2
Duração
60 horas
Tipo de formação
Curso não conferente de grau
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
Área das ciências com interesse no controlo da poluição atmosférica proveniente da atividade industrial
Preço
300,00 €