Este curso pretende habilitar o formando para a compreensão das estruturas elementares da Língua Latina e respectivo funcionamento, introduzindo-o ao contacto com frases simples e um vocabulário restrito. Esta aprendizagem far-se-á de forma progressiva, mas paulatina, de modo a garantir uma melhor consolidação das competências linguísticas adquiridas. Concluído o curso com aproveitamento, o formando terá toda a vantagem em prosseguir na aquisição de conhecimentos no domínio da língua latina, através da frequência dos cursos sucessivos, neste mesmo regime de ensino à distância (Latim Complementar e Latim Avançado).
O formando que tenha frequentado com aproveitamento o Curso de Latim Elementar II terá prioridade na candidatura ao curso de Latim Complementar.
Edital de Abertura:
https://apps.uc.pt/courses/PT/course/7621
Este curso destina-se a investigadores das várias áreas das ciências sociais e humanas como História, Filosofia, Línguas e Literaturas, Direito, Música, etc… bem como a juristas, professores de várias áreas e graus de ensino, técnicos de museus, arquivos e bibliotecas, guias turísticos, eclesiásticos, religiosos(as) e outros profissionais que pretendam adquirir o Latim Elementar ou reavivar conhecimentos.
Para frequentar o curso é necessário ter habilitações ao nível do 12º ano de escolaridade.
A modalidade de ensino totalmente a distância permite que a formação se torne acessível a um vasto leque de interessados, independentemente da sua localização geográfica e do horário. Tratando-se de uma oferta formativa de curta duração que se distingue na área do ensino do Latim, funciona em português e permite o desenvolvimento de bases úteis aos interessados em aprofundar as temáticas tratadas nos cursos seguintes. A metodologia deste curso proporciona aos interessados uma aprendizagem paulatina que facilita a assimilação pausada dos conhecimentos ao ritmo de cada um. O conhecimento da Língua Latina dota os interessados de uma chave de acesso a um património cultural que valorizará a actividade profissional de investigadores das várias áreas das ciências sociais e humanas como História, Filosofia, Línguas e Literaturas, Direito, Música, etc., bem como de juristas, professores de várias áreas e graus de ensino, técnicos de museus, arquivos e bibliotecas, guias turísticos, eclesiásticos e religiosos (as). Os falantes de língua portuguesa adquirem uma ferramenta excepcional para a compreensão da etimologia e da dinâmica da língua materna.