Pós-Graduação em Ciências da Informação



Ana Isabel Vasconcelos (Coordenação)

Professor Auxiliar na Universidade Aberta, Departamento de Humanidades. Doutoramento em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta. Desde 2003 é docente do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, assegurando a lecionação da UC “Gestão de Coleções”. Neste âmbito orienta trabalhos de investigação, conducentes a dissertações de mestrado. Foi membro da Coordenação da Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação, curso onde lecionou a UC “Desenvolvimento de Coleções”. É vice-coordenadora da pós-graduação em Ciências da Informação, curso em que leciona a UC “Gestão da Informação e Recursos Documentais”. Membro do Conselho Editorial da Universidade Aberta, por despacho reitoral. Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Humanidades (2009-2016).


Ana Isabel Alves Vieira Novo Guimarães (Coordenação)

É licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem um Diploma de Pós-Graduação em “Library and Information Studies”, atribuído em 1991 pela Manchester Metropolitan University, Reino Unido e um Master em “Information and Library Studies”, pela mesma universidade em 1996. Em Fevereiro de 2011 defendeu, na Universidade de Évora, a tese de doutoramento “Biblioteca escolar, com ou sem bibliotecário? – Estudo de impacto no sucesso escolar em Escolas Básicas Integradas”. A nível profissional trabalhou como assistente na Biblioteca Universitária João Paulo II, Universidade Católica Portuguesa entre Março 1988 e Janeiro 1990 e no British Council, Library and Information Services, em Lisboa, como bibliotecária, entre 1992 e 1999. Desempenhou também funções na Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento (UIED), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa entre Janeiro 2002 e Fevereiro de 2005. É, atualmente, Professora Auxiliar na Universidade Aberta, Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação e da Pós-Graduação em Ciências da Informação e Vice-coordenadora do Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. Enquanto investigadora tem vindo a incidir o seu trabalho na área da biblioteconomia escolar e na formação e ensino em Ciências da Informação em Portugal, apresentando e publicando a nível nacional e internacional, É membro da BAD e membro integrado efetivo do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Culturas e Sociedades da Universidade de Évora desde 2007, integrando o Grupo “Literacias e Património Textual”.


Mário Filipe da Silva

Professor Auxiliar na Universidade Aberta, Departamento de Humanidades, é doutorado em Estudos Portugueses - Política de Língua pela Universidade Aberta, com a tese Promoção da Língua Portuguesa no Mundo - Hipótese de Modelo Estratégico (2006). Trabalha em Português Língua Estrangeira (PLE) desde 1988, como docente e investigador em Macau (1988-1993). Em Portugal, tem participado em projetos Europeus apoiados pela Comissão Europeia, no âmbito das línguas e culturas de negócios nas PME exportadoras e também da difusão e promoção do multilinguismo na Europa. Membro da Direção do Instituto Português do Oriente (IPOR) - Região Administrativa Especial de Macau, R. P. China (2000-2002), vice-presidente do Instituto Camões (2010-2012), atual Instituto da Cooperação e da Língua, IP. Investigação ligada ao português para falantes de outras línguas, e, nos últimos 15 anos, à Política de Língua e ao seu Planeamento. Vice-Coordenador Científico Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI).


Gracinda Maria Mesquita de Sousa Carvalho

Atualmente Professora Auxiliar do Departamento de Ciências e Tecnologia, Secção de Informática, Física e Tecnologia da Universidade Aberta, onde leciona regularmente unidades curriculares a nível do 1º, 2º, 3º ciclo e pós-graduação, nas áreas de Arquitetura de Computadores, Inteligência Artificial, Pesquisa e Recuperação de Informação e Sistemas de Informação e Bibliotecas Digitais. Exerce ainda funções de coordenação académica. As suas atividades de investigação desenvolvem-se nas áreas dos Sistemas de Pergunta/Resposta, Recuperação de Informação, Tecnologias da Linguagem Humana, Engenharia Semântica bem como e-learning. Tem a seu cargo a orientação de diversas teses de mestrado e projetos finais de licenciatura.


João Manuel do Freixo Pereira

Nasceu a 30 de Junho de 1960 em Almada, é doutorado em Gestão com especialização em Marketing pela Universidade Aberta, mestre em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP (Universidade Técnica de Lisboa) e licenciado em Ciência Política pela Universidade Lusófona. Fortemente vocacionado para o ensino e desenvolvimento de capital intelectual, detém uma experiência alargada em ambientes e modelos de ensino diversificados (e-learning, presencial e blended learning) nas mais diversas áreas de saber. Inicia a atividade de docente em 2006 como professor convidado, tendo lecionado até à presente data, em Portugal e no estrangeiro, em instituições de ensino superior público e privado. Paralelamente à sua experiencia na área do ensino, detém ainda uma vasta experiência como quadro superior na área da gestão e marketing em empresas multinacionais dos setores farmacêutico, serviços e tecnologias de informação e eletrónica de consumo. É atualmente professor auxiliar convidado do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão na Universidade Aberta e professor adjunto convidado no ISCAL. Capacidade pedagógica: Entre 2006 e 2017 lecionou as seguintes UCs: Marketing de serviços, Marketing, Fundamentos de Marketing, Empreendedorismo e Inovação, Gestão Estratégica Internacional, Gestão de recursos Humanos em Contexto Internacional, Técnicas de Informação Comunicação e Negociação, Fundamentos de Economia, Sistemas de Informação para a Gestão (1º ciclo de estudos nas áreas de Gestão, Ciências da Comunicação, Gestão de Recursos Humanos, Ambiente Saúde e Higiene no Trabalho, Comércio e Negócios Internacionais); Gestão de Marketing (MBA), Marketing Digital e Comunicação Integrada (Pós-graduação em Ciências da Informação), Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação (Pós-graduação em Técnico Superior de Ambiente, Saúde e Higiene no Trabalho).


Vasco José Rocha Moreira Capêlo Nobre

Depois de ter trabalhado desde 1994 como Comissário e Diretor Executivo do Espaço OIKOS, iniciou a sua atividade docente na Universidade Aberta em outubro de 2009 como Tutor e em 2012 como Professor Auxiliar convidado onde leciona várias unidades curriculares tanto de 1º como de 2º Ciclo, e no âmbito da Aprendizagem ao Longo da Vida. Doutorado em Arts & Média pela Université Sorbonne (Grau reconhecido pela UAB) em 2007, é docente de Dinamização Cultural, Relações Públicas, Comunicação Empresarial I e II, Literacia da Informação, Acompanhamento da Prática Profissional, em Pós Graduação e Arte e Educação em Mestrado, onde continua como Orientador. Entre 1997/98 e 1999/2000, foi também Professor Auxiliar da Escola Superior de Educação Almeida Garrett, onde lecionou Tecnologias ligadas à Educação Especial, em 2º ciclo, tendo orientado 26 Dissertações nesta área específica, bem como Arguido uma Tese de Doutoramento na mesma área, na Universidade Lusófona, em Lisboa. É coeditor da revista a-REAeduca - Revista Multidisciplinar sobre a Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos.


Edição
6
Início do curso
21 de outubro de 2019
Fim do curso
31 de dezembro de 2020
ECTS
80
Duração
2080 horas / 52 semanas
Tipo de formação
Não conferente de grau (Pós-Graduação)
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
Ciências da Informação; Gestão de Serviços de Informação e do Marketing Digital; Literacia Internacional
Preço
1650,00 €