Pós-Graduação em Sustentabilidade Local: principais instrumentos e práticas



Metodologia

O curso de pós-graduação em “Sustentabilidade Local: Principais Instrumentos e Práticas” está estruturado em unidades curriculares que, por sua vez, se organizam em conjuntos que se designam módulos. Cada unidade curricular tem objetivos, conteúdos e atividades específicas, calendarização própria e um ou vários docentes responsáveis pela lecionação e acompanhamento.

O primeiro conjunto de 3 unidades curriculares, designado módulo 1, “Conceitos de Sustentabilidade”, tem caráter obrigatório e incide sobre os principais conceitos, políticas e instrumentos associados à sustentabilidade a nível local. As unidades curriculares opcionais têm um cariz mais prático e organizam-se em dois módulos que dão origem aos perfis de formação: módulo 2A, “Ambiente e Ordenamento do Território”, e módulo2B, “Energia e Transportes”. Cada um destes módulos é constituído por 4 unidades curriculares, de 2,5 ECTS cada, podendo o estudante selecionar as unidades curriculares que pretende desde que cumpra um mínimo de 7,5 ECTS de um dos módulos. No módulo 3, “Seminários Práticos”, existe apenas uma unidade curricular, obrigatória, constituída por seminários lecionados em videoconferência, apresentados por oradores convidados, que cobrem casos práticos das diversas temáticas lecionadas no curso.

A metodologia seguida neste curso de pós-graduação é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb para formações avançadas a desenvolver em regime de e-learning. A forma de trabalho utilizada neste curso compreende: (1) a leitura individual e a reflexão sobre os conteúdos disponibilizados ou sobre temas obtidos pelos formandos, (2) a partilha da reflexão e do estudo entre os formandos, (3) o esclarecimento de dúvidas nos fóruns moderados pelos docentes e a (4) realização das atividades propostas.

A leitura e a reflexão individuais devem acontecer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual, o formando ficaria muito limitado na sua participação nos fóruns previstos, assim como também dificilmente poderia realizar com sucesso as atividades programadas. A aprendizagem é suportada em conteúdos estruturados por tópicos. Em cada unidade curricular poderá ser criado um fórum moderado pelo docente e que permanecerá aberto ao longo de todo o curso, para esclarecimento das dúvidas e das dificuldades sentidas e apresentadas pelos formandos, proporcionando assim uma possibilidade de interação permanente dos formandos entre si e com o docente.

Este curso de pós-graduação não fornece grau académico, mas é possível requerer a creditação deste para prosseguimento de estudos (nomeadamente no Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação (UAberta) e no Mestrado em Energia para a Sustentabilidade (UC).


Edição
1
Início do curso
28 de janeiro de 2019
Fim do curso
28 de outubro de 2019
ECTS
30
Duração
780 horas
Tipo de formação
Não conferente de grau (Pós-Graduação)
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
Desenvolvimento sustentável
Preço
1250,00 €