Pós-Graduação em Sustentabilidade Local: principais instrumentos e práticas



António Gomes Martins (Coordenação)

Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra, licenciou-se em 1976, doutorou-se na área da Gestão de Energia Eléctrica, em 1985. Foi membro do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra entre 1988 e 1992. Coordenador do INESC Coimbra entre 1999 e 2003 e de novo a partir de 2015. Diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra de 2008 a 2011. Vice-Reitor da Universidade de Coimbra entre 2003 - 2011. Coordenador da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra. Faz parte da direção do Mestrado em Energia para a Sustentabilidade e do doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia. Principais interesses de investigação: eficiência energética, gestão da procura de energia, políticas para a transformação do mercado de energia para a eficiência, planeamento energético sustentável, cidades inteligentes, redes e dispositivos inteligentes para a utilização sustentável de recursos.


Sandra Caeiro (Coordenação)

Professora Auxiliar na Universidade Aberta desde 2004, é Doutorada em Engenharia do Ambiente (Sistemas Ambientais e suas Tensões) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2004), Mestre em Ciências das Zonas Costeiras pela Universidade de Aveiro, Portugal (1996) e Licenciada em Engenharia do Ambiente pela FCT-UNL, Portugal (1992).É vice coordenadora da Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento da Universidade Aberta e a coordenadora institucional do European Virtual Seminar in Sustainable Development. As suas áreas de investigação e ensino são os instrumentos de gestão ambiental e territorial, a avaliação do risco ambiental, a cidadania ambiental e participação, o consumo sustentável e o ensino das ciências em e-learning. É investigadora no CENSE - Center for Sustainability and Environmental Research da FCT/UNL e colabora com o Laboratório LEAD da Universidade Aberta. É editora associada do Journal of Cleaner Production da Elsevier, pertence ao corpo editorial das revistas internacionais, Ocean and Coastal Management, da Elsevier, BioMed Research International, Hindawi Publishing Corporation e Latin American Journal of Management for Sustainable Development, da Inderscience e revisora de várias revistas científicas internacionais e livros. Orienta vários estudantes de pós-graduação e tem diversos artigos publicados em revistas ISI, em capitulo livros e em anais de conferencias internacionais.


Ana Paula Martinho

Professora Auxiliar na Universidade Aberta desde 2012, é Doutorada em Engenharia do Ambiente (Sistemas Naturais) na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal (2003), Mestre em Engenharia Sanitária na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia (1999) e Licenciada em Engenharia do Ambiente pela FCT-UNL, Portugal (1993). É coordenadora da licenciatura em Ciências do Ambiente da Universidade Aberta e participa como expert e tutora no European Virtual Seminar in Sustainable Development. As suas áreas de investigação e ensino são: Avaliação de Impacte Ambiental; Gestão Integrada de Resíduos; Gestão de Ecossistemas, Avaliação de Risco Ambiental, Ética Ambiental e para a Sustentabilidade, e-learning no Ensino das Ciências do Ambiente. É investigadora no Centro de Administração de Políticas Públicas no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e colabora com o Laboratório LEAD da Universidade Aberta. É revisora de varias revistas científicas internacionais e livros. Orienta vários estudantes de doutoramento e tem artigos publicados em revistas ISI, em capitulo livros e em anais de conferencias internacionais.


Pedro Pereira

Doutorado em Geologia (Paleontologia e Estratigrafia) (2008), Mestre em Geologia Dinâmica (Geologia Dinâmica Externa) (1997) e Licenciado em Geologia (1993) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é docente do Departamento de Ciências e Tecnologia, da Universidade Aberta, lecionando unidades curriculares de 1º e 2º ciclo, das áreas das Ciências da Terra e do Ambiente. É vice-coordenador do Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação. As suas áreas de investigação científica são a paleontologia de equinodermes, a avaliação dos impactes da extração de recursos minerais e o ensino da geologia em contexto de Elearning. Pertence ao corpo editorial da Revista Tocantinense de Geografia, da Universidade Federal do Tocantins, Brasil, e é revisor de diversas revistas científicas e livros internacionais. Orientador de vários estudantes de mestrado e doutoramento e arguente de provas de mestrado e doutoramento, tem diversos artigos publicados em revistas, capítulos de livros e anais de conferências internacionais.


Álvaro Gomes

Professor Auxiliar na Universidade de Coimbra desde 2004, Doutorado em Engenharia Electrotécnica (Sistemas de Energia) (2004), Mestre em Engenharia Electrotécnica (Automação, energia e electrónica) (1995) e Licenciado em Engenharia Electrotécnica (Automação, Energia e Electrónica) (1991) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É vice-coordenador do Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores (Coordenação das Dissertações). As suas áreas de investigação e ensino são: utilização e gestão eficientes de recursos energéticos, modelação de cargas, sistemas de energia eléctrica, optimização e algoritmos evolucionários. É investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra. É revisor de diversas revistas científicas internacionais.


Anabela Ribeiro

Professora Auxiliar em dedicação exclusiva no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra (Faculdade de Ciência e Tecnologia). Completou seu Ph.D. em 2009, em Engenharia Civil, com especialização em Urbanismo, Planeamento e Transportes. No período anterior trabalhou como Assistente Convidada durante 10 anos na mesma Universidade. Após a conclusão do doutoramento definiu um conjunto de linhas de pesquisa: Mobilidade e Acessibilidade em Transportes e Modos Sustentáveis (incluindo mobilidade elétrica, transporte público e partilha de veículos) com preocupações de integração territorial e social; o uso da Energia nos Transportes; Ganhos de Saúde e Qualidade Ambiental (através de mudanças no Sistema de Transportes); Análise Territorial e Econometria; Modelação e Otimização de Sistemas de Transporte; Desenho Urbano e Acalmia de Tráfego. De uma forma global tem como principal orientação de investigação a necessidade de interligar Planeamento Territorial com Planeamento dos Transportes para um futuro mais sustentável. Estas linhas de pesquisa resultaram na publicação de vários artigos científicos, livros e capítulos de livros, supervisão de teses de doutoramento e mestrado, e participação em várias conferências. Tem dedicado muito tempo à preparação de candidaturas quer Horizonte 20-20 (na área M.G. - Mobility for Growth) quer FCT, como principal investigadora ou como membro da equipa. É responsável por três disciplinas no Mestrado Integrado de Engenharia Civil na Universidade de Coimbra e participa em disciplinas nos Programas de Doutoramento de Sistemas de Transporte e de Planeamento Territorial, em parceria com o IST e com a FEUP. Participa também no mestrado em Engenharia Ferroviária do IST.


João Paulo Cardielos

Professor Auxiliar de Atelier de Projeto, no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde exerce funções docentes desde 1992, no Mestrado Integrado em Arquitetura e no Curso de Doutoramento em Arquitetura. Docente do Programa de Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia (SES) do MIT-Portugal e do Mestrado da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra, desde 2010, onde é membro da Comissão de Coordenação Científica e de Gestão (CCCG – EfS | UC). Doutorado em Arquitetura em 2009, pela Universidade de Coimbra, na Especialidade de Planeamento e Desenho Urbano, onde defendeu a tese ‘A construção de uma Arquitetura da Paisagem’. Os seus interesses de investigação centram-se na importância da relação entre as arquiteturas de detalhe e as escalas de intervenção e estruturação dos territórios, sobretudo pelo desenho de projeto urbano em zonas de grande fragilidade e sensibilidade ambiental. Os desafios do projeto sustentável e a integração das novas tecnologias digitais ao serviço da arquitetura, desde os modelos de geração de dados climáticos aos sistemas de otimização do desenho, para performances mais eficientes, e o BIM (building information modeling) como sistema paramétrico e de integração de informação e saberes, são alguns dos seus mais recentes interesses.


João Simão

Docente da UAb desde 2001, no Departamento de Ciências Sociais e de Gestão. Possui licenciatura em Gestão (ISCTE), mestrado em Estatística e Gestão da Informação (UNL) e doutoramento em Gestão (UAb), com tese de sobre desenvolvimento turístico sustentável. Habitualmente leciona unidades curriculares de desenvolvimento sustentável (Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento e Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação), ética e responsabilidade empresarial (Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento e Licenciatura em Gestão), estratégia e pensamento crítico em gestão (Licenciatura em Gestão). No âmbito da sua atividade de investigação é membro do Centro de Administração e Políticas Públicas, tem artigos publicados em revistas internacionais e é reviewer de várias publicações. As áreas de interesse são o desenvolvimento sustentável, responsabilidade social das empresas, turismo e critical management studies, áreas onde orienta estudantes de mestrado e doutoramento.


Jorge Trindade

Doutoramento em Geografia Física pela Universidade Aberta, em 2010. Professor Auxiliar da Universidade Aberta desde 2010, no Departamento de Ciências e Tecnologia. Participação em diversos Projetos de I&D associados à dinâmica atual e passada de sistemas litorais e ao ordenamento do espaço litoral. Domínios de investigação: Geografia Física, Geomorfologia Litoral, Avaliação multi-risco e multi-sistema litoral, Dinâmica atual de praias, Dinâmica sedimentar litoral; Dinâmica paleoambiental de dunas, praias e estuários nos litorais da Estremadura e do SW; Técnicas de posicionamento espacial e monitorização ambiental aplicadas ao ambiente litoral. É investigador no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa na área de investigação geografia física.


José Raimundo Mendes da Silva

Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC desde 2010, doutorado em Engenharia Civil pela UC (1999), mestre em Construção de Edifícios pela FEUP (1990), licenciado em Engenharia Civil pelo DEC-FCTUC (1983). É coordenador do Mestrado em Reabilitação de Edifícios do DEC-FCTUC; membro do ADAI/LAETA - Association for the Development of Industrial Aerodynamics, University of Coimbra. Coordenador do projecto “Património” do Instituto Pedro Nunes (Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia). Membro do Conselho Consultivo do ICOMOS-Portugal. Membro do CIB (International Building Council). Áreas de interesse científico e pedagógico: tecnologia da construção, patologia e reabilitação não estrutural de edifícios, gestão do património cultural edificado, estratégias para uma construção sustentável, incluindo a sua aplicação à reabilitação do parque edificado.


Manuel Gameiro da Silva

Licenciado em Engenharia Mecânica, em 1983. Doutorado em Ciências de Engenharia Mecânica, na especialidade de Aerodinâmica, em 1993. Agregado em Engenharia Mecânica (2004) na especialidade de Aerodinâmica, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Professor Catedrático do DEM-FCTUC. Professor Convidado do Curso de Mestrado GBBV (Green Buildings - Batiments Verts) na ENTPE – Universidade de Lyon, França. Principais interesses, em termos de investigação científica: Qualidade Ambiental Interior (Ambiente Térmico, Qualidade do Ar, Ruído, Vibrações e Iluminação), Eficiência Energética, Mobilidade Sustentável, Instrumentação e Ensino da Engenharia.Coordenador do Grupo de Investigação em Energia, Ambiente e Conforto da ADAI-LAETA. Coordenador do Curso de Mestrado em Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra e membro da Comissão de Coordenação e Gestão Científica da Iniciativa EfS na UC. Vice-Presidente da Rehva (Federação das Associações Europeias de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) desde Maio de 2013. Presidente da Sociedade Portuguesa de Educação em Engenharia, desde Maio de 2016.


Nuno Simões

Professor Auxiliar do DEC-UC e membro da direção do Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (ITeCons). Doutorou-se, no ano de 2007, em Engenharia Civil, especialização em Ciências da Construção, na FCTUC. É coautor de mais de 35 artigos em revistas internacionais e de mais de 80 publicações em atas de congresso internacional. Orientou 2 teses de doutoramento e mais de 40 de mestrado. Orienta atualmente 5 teses de doutoramento. Foi investigador responsável de um projeto da Fundação para a Ciência e Tecnologia, na área da termografia infravermelha, e de três projetos copromoção financiados pelo QREN-FEDER; coordenou a execução de dois SIAC, do qual resultaram subsistemas de etiquetagem energética de produtos da construção (SEEP). Coordenou a Comissão Executiva do grupo de trabalho responsável pela revisão do Decreto-Lei n.º 80/2006 referente ao Regulamento das Características e Comportamento Térmico de Edifícios, a convite da DGGE e ADENE. No ITeCons ocupa ainda a função de supervisor técnico e científico na secção da higrotérmica e na unidade de consultoria técnica na área de energia e é responsável da secção de caixilharias e revestimentos exteriores da unidade de medição e ensaio.


Paula Bacelar Nicolau

Professora Auxiliar na Universidade Aberta. Doutorada em Microbiologia Ambiental pela University of Wales, Bangor, Reino Unido e Licenciada em Biologia Vegetal Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal. Tem sob a sua responsabilidade disciplinas de Ecologia Microbiana, Biologia, Biodiversidade e Conservação, e Bioquímica Alimentar, de cursos de Licenciatura e Mestrado da Universidade Aberta. Integra a equipa de Coordenação do Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação na Universidade Aberta, desde 2005, sendo atualmente a Coordenadora do Mestrado É investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, Portugal e colaboradora no Laboratório de Ensino a Distância da Universidade Aberta. Os principais interesses de investigação incluem o Ensino das Ciências Biológicas e Ciências do Ambiente, particularmente no contexto do e-learning, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Microbiologia Ambiental. É revisora de diversas revistas científicas e livros internacionais. Orienta estudantes de doutoramento e mestrado e tem artigos publicados em revistas ISI, em capítulo livros e em anais de conferências internacionais.


Edição
1
Início do curso
28 de janeiro de 2019
Fim do curso
28 de outubro de 2019
ECTS
30
Duração
780 horas
Tipo de formação
Não conferente de grau (Pós-Graduação)
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
Desenvolvimento sustentável
Preço
1250,00 €