A Geografia das Migrações no Cinema: abordagem didática em contexto de sala de aula



Apresentação

Neste curso pretende-se que os formandos, num primeiro momento, adquiram conhecimentos sobre terminologia conceptual teórica no contexto temático da Geografia das Migrações, bem como sobre a realidade prática e/imigratória portuguesa.

Num segundo momento serão apresentados recursos fílmicos que foquem experiências migratórias, na relação do individuo migrante com o(s) espaço(s) e com a(s) sociedade(s) – origem e destino – numa lógica multiterritorial. Serão discutidos os conteúdos cinematográficos, associados à componente teórica e prática, assim como construídos instrumentos de trabalho cujo objetivo principal é o de explorar o filme enquanto recurso didático válido para o processo de ensino-aprendizagem em contexto de sala de aula.

Aviso de Abertura

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/6421

Destinatários

Professores de Geografia ou de outras áreas do saber relacionadas com o tema do curso.

Fatores de diferenciação

Este curso tem como diferencial o facto de introduzir uma forma de expressão artística num contexto “científico” de sala de aula. A ideia é que os alunos sejam educados para a análise geográfica do território em situações além da escola e da rigidez programática.

Além disso dota o professor de instrumentos de trabalho para a visualização de filmes e potencial relação com os conteúdos letivos.


Edição
2
Prazo de candidatura
2 de outubro de 2019
Início do curso
22 de outubro de 2019
Fim do curso
23 de dezembro de 2019
ECTS
2 [CCPFC - 2,2 créditos]
Duração
54 horas
Tipo de formação
Curso não conferente de grau
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
Geografia, Cinema e Ensino
Preço
150,00 €