Especialização em Exercício e Saúde em Populações Especiais



Metodologia

Com uma carga horária total de 810 horas e 30 ECTS, este curso é realizado, na sua totalidade, em modalidade de ensino a distância, prevendo-se a realização de sessões síncronas em momentos particulares de interação e aprendizagem.

É organizado segundo uma estrutura modular de cinco módulos letivos e um módulo de projeto, com objetivos, conteúdos, atividades, avaliações e cronogramas específicos para cada módulo; a transição entre os módulos pressupõe sempre a frequência e aprovação no módulo anterior.

Cada módulo é ainda dividido em 3 submódulos e vários temas ao longo dos quais se apresentam os conteúdos; exceção feita ao módulo 4, que é constituído por 4 submódulos.

Os módulos têm uma duração de 42 dias, estimando-se uma média de 2h30h de trabalho/dedicação diária ao curso.

Embora existindo um módulo particular dedicado ao projeto prevê-se que o aluno construa o seu trabalho de projecto ao longo do curso e de forma transversal a todos os módulos; o último mês do curso será de trabalho autónomo, e exclusivamente dedicado à redação do relatório de projeto com base nos inputs fornecidos nos meses/módulos anteriores.

O presente curso de especialização tem por base uma metodologia que promove o estudo e reflexão individual, por um lado, e, o trabalho colaborativo, por outro, pressupondo que o aluno investigue e reflita sobre as matérias e materiais disponibilizados, sumariando reflexões pessoais no âmbito dos conteúdos estudados, de forma crítica e construtiva. O trabalho colaborativo é promovido pela análise e discussão de textos e de casos e de simulação de situações práticas, em diversos suportes, como fóruns, chats, wikis, etc., procurando-se, assim, um aprofundamento dos conceitos e o alargamento de pontos de vista.

A dinâmica do curso pressupõe a utilização de diversos recursos para a apresentação dos conteúdos: textos, vídeos, esquemas interativos, etc., assim como a utilização do trabalho de grupo nas atividades de análise e discussão das matérias, num ambiente de aprendizagem suportado pelas diversas ferramentas síncronas e assíncronas disponibilizadas pela plataforma.

A realização do curso é acompanhada por um fórum geral, onde os alunos podem colocar dúvidas, partilhar experiências e lançar debates, constituindo-se como um importante instrumento de aprendizagem colaborativa. Para além disso, cada módulo tem um fórum específico, por forma a que as dúvidas e discussões sejam mais direcionadas para os conteúdos a que se referem.


Edição
5
Início do curso
20 de outubro de 2017
Fim do curso
3 de julho de 2018
ECTS
30
Duração
810 horas
Tipo de formação
Curso de Especialização
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
Necessidades educativas especiais e atividade física adaptada
Preço
1250,00 €