Especialização em Exercício e Saúde em Populações Especiais



Maria João Campos (Coordenação)

Maria João Carvalheiro Campos é professora auxiliar na FCDEFUC. É licenciada em Ciências do Desporto e Educação Física (2002) pela FCDEFUC. Em 2005 terminou o mestrado na área de especialização em Atividade Física Adaptada, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Doutorou-se na FCDEFUC (2014) e no âmbito dos seus estudos, obteve uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para se deslocar à Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos da América (2010), sob a supervisão do Professor Doutor Martin Block. Desde 2002 exerce funções docentes na Universidade de Coimbra. Atualmente leciona no 1º ciclo na licenciatura em ciências do desporto, no 2º ciclo no mestrado em ensino da educação física nos ensinos básico e secundário e no mestrado em exercício e saúde em populações especiais. É coordenadora do mestrado em exercício e saúde em populações especiais e do NEAFA FCDEFUC - Núcleo de Estudos de Atividade Física Adaptada. Formadora com creditação nº CCPFC/RFO-22695/07.


José Pedro Ferreira

José Pedro Leitão Ferreira é licenciado em Educação Física (1991) e em Educação Especial e Reabilitação (1993) pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Em 1998, conclui na mesma Universidade o Mestrado em Desenvolvimento Motor da Criança. No âmbito dos seus estudos de Doutoramento conclui em 2001 o Mphil na Universidade de Exeter, Reino Unido, sob a supervisão do Professor Doutor Geoffrey Meek, e em 2004 o PhD na Universidade de Bristol, sob a supervisão do Professor Doutor Kenneth R. Fox. Os seus interesses de investigação centram-se no estudo de variáveis psicológicas associadas à prática de desporto e de exercício físico em grupos especiais. Desde 1995, exerce funções docentes na Universidade de Coimbra, onde desempenhou funções de regências em diferentes unidades curriculares das áreas das necessidades educativas especiais, desporto adaptado e psicologia do desporto e do exercício, sendo igualmente coordenador do Mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais. Em termos internacionais é docente dos programas europeus Erasmus Mundus Master em Atividade Física Adaptada e European University Diploma em Atividade Física Adaptada, tendo entre 2006-2010 assumido a vice-presidência da Federação Europeia de Atividade Física Adaptada, organização da qual foi recentemente eleito presidente da direção.


Alain Guy Massart

Alain Massart é licenciado em Educação Física pela Universidade de Louvain (1985) e é diplomado em Nutrição e Dietética pelo IP Liège (1989), Bélgica. Doutorado da U. Orléans, França (2011), tem publicado na área do stress oxidativo, suplementação e prática da atividade física, tem colaborado no seguimento nutricional de elites de várias disciplinas desportivas, tem estudado sujeitos com necessidades alimentares especiais, tem sido preletor de várias palestras sobre a alimentação equilibrada para públicos tão diversos como: Sociedades Farmacêuticas, Escolas, Câmaras Municipais, Congressos de Medicina, Federações Desportivas. Áreas de interesse: treino, atividade física, nutrição desportiva, ensino, desportos de combate.


Amândio Cupido dos Santos

Amândio Manuel Cupido dos Santos é Professor Auxiliar de Fisiologia do Exercício, Prescrição do Exercício, Prática Laboratorial, Ergometria aplicada a Crianças e Jovens e Avaliação e Controlo de Treino na licenciatura e no Ensino Pós-graduado da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Licenciou-se em Educação Física e Desporto na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, concluiu, o Mestrado em Ciências do Desporto, na área de especialização Desporto para Crianças e Jovens na Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto e doutorou-se na Universidade de Coimbra, na área da Fisiologia Pediátrica, com um trabalho realizado Children Health and Exercise Research Centre da Universidade de Exeter.


Maria Helena Cruz

Maria Helena Lopes da Cruz é licenciada em Fisioterapia (2000) pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra. Em 2009 concluiu o Mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, sob orientação do Professor Doutor José Pedro Ferreira. Os seus interesses de investigação estão direcionados para o estudo das variáveis psicológicas e da saúde, associadas à prática de exercício físico e atividade física em populações especiais. No âmbito internacional, apresentou, em 2008, o seu trabalho de investigação “The influence of regular exercise on older women’s self and quality of life” no Congresso EUCAPA - European Congress of Adapted Physical Activity – Sciences and Adapted Physical Activity for Everyone. Exerce paralelamente as suas funções como fisioterapeuta em prática clínica desde 2000.


Micaela Margato

Micaela Alexandra Figueiredo Margato é licenciada em Ciências do Desporto e Educação Física (2004) pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra. Desde 2005, é Técnica Superior de Desporto na Divisão de Gestão Desportiva, afeta ao Departamento de Desporto Juventude e Lazer, da Câmara Municipal de Coimbra. Como Técnica Superior de Desporto participou na organização de grandes eventos desportivos e desempenhou funções de prescrição de exercício físico, docência e gestão desportiva em vários espaços desportivos municipais. Em 2008 tornou-se Coadjuvante de Responsável Técnica do Complexo de Piscinas Luís Lopes da Conceição, instalação desportiva municipal da qual e responsável técnica desde 2010. No presente, para além das funções diretivas, é também professora de Natação e Fitness Aquático (nas modalidades de Hidrosénior, Hidroginástica, Hidrodeep e Hidroespecial). É mestranda em Exercício e Saúde em Populações Especiais da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Em 2009 a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) concedeu-lhe uma bolsa de integração na investigação (BII) com a duração de um ano. A sua área de atividade científica centra-se no estudo de variáveis psicológicas associadas à prática de desporto e de exercício físico em grupos especiais.


Sílvia Rodrigues

Sílvia Mendes Rodrigues licenciou-se em Fisioterapia (2003) pela Escola Superior das Tecnologias e da Saúde, Coimbra. Conclui o Mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais (2009), Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra, com a tese “A influência da prática de exercício físico a nível das autoperceções e do estado de saúde geral nos indivíduos com Espondilite Anquilosante”. Desde 2003, colabora com a Associação Nacional de Espondilite Anquilosante e é fisioterapeuta na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra, desde 2005, no Centro de Medicina Física e Reabilitação de São Silvestre.


Edição
5
Início do curso
20 de outubro de 2017
Fim do curso
3 de julho de 2018
ECTS
30
Duração
810 horas
Tipo de formação
Curso de Especialização
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
Necessidades educativas especiais e atividade física adaptada
Preço
1250,00 €