Metodologia Qualitativa de Investigação Científica



Apresentação

A análise de dados qualitativos tem vindo a reafirmar-se nos últimos anos, havendo um crescente interesse em áreas não confinadas unicamente às ciências sociais e humanas. Pelo menos dois motivos deverão contribuir para tal: o constante gerar de novos dados, de novas fontes de dados, ou o respetivo acesso aos mesmos, assim como as novas possibilidades que são oferecidas pela microcomputação. Nesse sentido, não obstante a importância dos elementos textuais, a análise de dados qualitativos recorre cada vez mais a um conjunto diversificado de formatos. Metodologicamente, estas alterações levantam vários desafios, desde logo porque implicam um reinventar ou ajustamento das técnicas de análise de dados que sirvam outros formatos. Depois, porque os preceitos metodológicos tradicionais continuam a necessitar de ser respondidos. Referem-se fatores como a objetividade, a neutralidade, transparência, exaustividade, entre vários outros.

Edital de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/7441

Destinatários

O curso destina-se preferencialmente a estudantes de graduação ou pós-graduação que pretendam obter conhecimentos em termos de metodologia e de prática de investigação científica na análise de dados qualitativos assistida por computador. Docentes, investigadores, quadros superiores de empresa e especialistas de diferentes áreas (e.g. marketing, pesquisa de mercado, recursos humanos, sondagens de opinião entre outros), que utilizem ou pretendam vir a utilizar uma aplicação informática para a análise de dados qualitativos ou métodos mistos de investigação também poderão encontrar neste curso informação útil para as suas atividades.

Fatores de diferenciação

Este curso agrega uma componente de formação teórica sólida com a operacionalização de um alargado conjunto de tarefas e de atividades através de uma aplicação de referência como o MAXQDA. O MAXQDA é uma referência a nível mundial, sendo recorrentemente mencionada quando se solicita o domínio da análise de dados qualitativos com suporte computacional.

O conjunto de recursos que será disponibilizado aos participantes, o facto de se tratar de uma aplicação que é uma importante ferramenta de trabalho, desde logo para o armazenamento e gestão da própria informação em formato digital.

O conjunto de valências e possibilidades que serão introduzidas no curso, não se cingindo o mesmo à análise de elementos textuais unicamente.

O enfoque cuidado nos procedimentos sistemáticos de análise de dados e tratamento de dados, permitindo a aquisição de princípios metodológicos que devem ser aplicados em qualquer situação, independentemente da aplicação informática em utilização.

As possibilidades que são facultadas pelo recurso à microinformática nesta área, desde logo na consulta e exploração de dados.

A gama de metodologias que é possível operacionalizar através do MAXQDA, dado que esta é uma aplicação cujo desenvolvimento respeita os preceitos da investigação científica.

Recurso a uma modalidade totalmente a distância que permite uma maior flexibilidade na gestão das aprendizagens e de horários.

A facilidade de utilização associada ao MAXQDA, aplicação à qual está associada uma curva de aprendizagem muito rápida, permitindo aos seus utilizadores uma maior atenção às metodologias de investigação do que a aspetos relativos a complicadas ou intricadas operações para a realização de tarefas simples, tal como sucede como várias outras aplicações.


Edição
7
Início do curso
9 de outubro de 2019
Fim do curso
17 de dezembro de 2019
ECTS
2
Duração
54 horas
Tipo de formação
Curso não conferente de grau
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
Ciências sociais e do comportamento
Preço
200,00 €