Metodologia Quantitativa de Investigação Científica



Cristina C. Vieira (Coordenação)

Cristina Maria Coimbra Vieira é licenciada em Psicologia (1991) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação (2003) pela mesma instituição, onde exerce funções docentes desde 1992, sendo atualmente Professora Associada. Leciona desde o início da sua carreira académica unidades curriculares de metodologia quantitativa e qualitativa de investigação científica aos três ciclos de formação (licenciatura, mestrado e doutoramento) oferecidos pela FPCEUC. Em 1995, as suas Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (equivalentes ao Grau de Mestre, para fins de progressão na carreira) foram na área da metodologia da investigação em Ciências Sociais e Humanas. Para além desta área de lecionação ao nível das unidades curriculares obrigatórias, os seus principais interesses de investigação têm-se centrado em torno das questões de género e educação ao longo do ciclo de vida, com principal incidência em contextos como a família e a escola. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve. É investigadora colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS 20) e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM). Tem vários trabalhos publicados, quer na área da metodologia da investigação científica em educação, com predomínio nas metodologias qualitativas, quer no domínio da educação, género e cidadania, em contextos formais e não formais. Faz parte desde 2016 do Conselho Nacional de Educação (CNE), em representação das Organizações Não-Governamentais de Mulheres com assento no Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). É membro da Direção da Sociedade Europeia para a Investigação em Educação de Adultos (ESREA), no mandato 2020-2022, e co-diretora da Rede Género e Educação de Adultos, da mesma Associação, desde janeiro de 2018. Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), no mandato 2021-2023. Tem ampla experiência de orientação de alunos/as de mestrado e de doutoramento nas áreas em que ensina e investiga e tem diversos trabalhos publicados em livros, capítulos de livros e artigos com arbitragem científica, em revistas nacionais e internacionais. Tem participado com regularidade (desde 2013) com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em painéis de avaliação de projetos e de candidaturas a bolsas de investigação, na área de Ciências da Educação.


Bruno de Sousa

Bruno de Sousa obteve o grau de Mestre em Probabilidade e Estatística na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1996. Em 1997, foi-lhe concedido uma bolsa da Fulbright e da FCT para a realização do seu doutoramento (PhD) em Estatística na Universidade de Michigan em Ann Arbor, EUA, tendo-se graduado em 2002. Passou brevemente pela Universidade de Toronto como pós-doc, antes de ingressar na Universidade do Minho em Guimarães, Portugal, onde desenvolveu dois cursos de graduação e pós-graduação em Probabilidades e Estatística e onde exerceu o cargo de diretor da licenciatura em Matemática Aplicada. Para melhor exercer as suas principais metas profissionais, em setembro de 2008 aceitou o cargo de Investigador Auxiliar no Centro de Malária e Doenças Tropicais (CMDT) no IHMT através do programa Ciência 2007. Desde outubro de 2012, Bruno de Sousa encontra-se como Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Relativamente à sua produção científica, destacam-se os 18 artigos publicados em revistas internacionais com arbitragem científica, com um fator de impacto total de 56.299 valores. Bruno de Sousa está ainda fortemente envolvido na promoção da literacia Estatística em projetos de divulgação científica voltados para alunos e professores do ensino pré-universitário, de que são exemplo a Radical Estatística e a Explorística.


Albertina Lima de Oliveira

Albertina Lima de Oliveira é Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Licenciada em Psicologia e doutorada em Ciências da Educação, na especialidade e Educação Permanente e Formação de Adultos. No seu percurso académico, tem lecionado unidades curriculares no âmbito da Metodologia da Investigação Científica e da Educação e Desenvolvimento de Adultos e Idosos, quer a nível de estudos de licenciatura, quer de mestrado e doutoramento. Atualmente é investigadora integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e coordenadora do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e intervenção Comunitária. Tem publicado numerosos trabalhos de investigação em revistas científicas com revisão por pares e em livros académicos, com recurso a abordagens metodológicas de natureza quantitativa, bem como possui uma vasta experiência na orientação de dissertações de mestrado e doutoramento.


Edição
5
Início do curso
4 de fevereiro de 2021
Fim do curso
18 de junho de 2021
ECTS
3
Duração
81 horas
Tipo de formação
Curso não conferente de grau
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
Metodologia de investigação científica e de análise de dados com recurso ao software SPSS
Preço
300,00 €