Metodologia Quantitativa de Investigação Científica



Apresentação

A ciência distingue-se das restantes formas de conhecimento em virtude das suas regras próprias, que dão legitimidade aos princípios teóricos que vão sendo construídos nas diferentes áreas do saber. Tais regras decorrem de um conjunto de asserções sobre a especificidade do conhecimento científico e envolvem aspetos como a natureza empírica da informação com que se lida, a sistematicidade dos procedimentos, a objetividade da relação de quem faz investigação com o mundo à sua volta, a possibilidade de autocorreção constante dos conhecimentos científicos e o carácter público e ético da atuação da pessoa do investigador em todas as fases do processo. Não obstante a existência destes consensos, pode acontecer que um investigador principiante se deixe deslumbrar pela quantidade de questões cuja tentativa de resposta continue ainda em aberto, podendo chegar inclusive a delinear trilhos de pesquisa que não são exequíveis empiricamente. Nesta busca de soluções credíveis e corroboráveis por outros investigadores, para os problemas científicos, também é comum afigurarem-se como viáveis diferentes alternativas metodológicas, residindo agora o óbice na tomada de decisão quanto ao caminho a seguir. Estas e outras dúvidas poderão conduzir à opção por um trajeto complexo, no desenvolvimento do próprio processo de investigação científica, quando o ideal é que ele seja simples, organizado, credível, passível de avaliação crítica externa e apto a ser replicado por outros pesquisadores no domínio.

Edital de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/6921

Destinatários

O curso destina-se preferencialmente a estudantes de graduação ou pós-graduação, que pretendam aprofundar conhecimentos de metodologia da investigação científica e de análise de dados, com recurso ao software SPSS.

Fatores de diferenciação

Este curso pretende constituir-se como um recurso valioso para a tomada de decisão científica para todos aqueles que pretendem desenvolver projetos de investigação de cariz quantitativo, de abrangência diversa, fazendo uso do software SPSS para a análise estatística de dados. Para a organização do curso, seguindo a lógica dedutiva subjacente à visão nomotética da realidade, são percorridas todas as etapas fundamentais de um processo de construção empírica do conhecimento, desde a formulação de problemas científicos relevantes e adequados até à interpretação contextualizada de dados reais, tendo em vista a intervenção e, necessariamente, a melhoria da qualidade de vida das pessoas e das sociedades onde estas se integram. A mais-valia desta oferta formativa consiste na sua modalidade de ensino totalmente a distância, permitindo aos formandos uma visão geral de como se pode fazer investigação, podendo ser de grande utilidade sobretudo para aquelas pessoas que estarão a debater-se com algumas dúvidas, quer na conceção, quer na condução de projetos quantitativos de investigação.


Edição
4
Início do curso
17 de novembro de 2015
Fim do curso
12 de fevereiro de 2016
ECTS
3
Duração
81 horas
Tipo de formação
Curso não conferente de grau
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
Metodologia de investigação científica e de análise de dados com recurso ao software SPSS
Preço
300,00 €