Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna (PLNM)



Metodologia

O curso Aprendizagem e Ensino de Português Não Materna encontra-se organizado em 4 temas.

A frequência do curso implica a apropriação das temáticas através de uma plataforma que serve de suporte à aprendizagem. Em cada tema, os conteúdos estão disponíveis sob a forma de texto, intercalados por esquemas/animações e um vídeo síntese, no qual a docente sistematiza os principais aspetos a ter em conta. Como complemento dos conteúdos são disponibilizados ainda, em cada tema, recursos de apoio apresentados em diferentes categorias: textos complementares da autoria da própria docente, artigos científicos, recursos multimédia e referências bibliográficas.

Para completar o curso com aproveitamento, o formando deverá concretizar atividades que visam (i) clarificar conceitos básicos e (ii) ilustrar a respetiva aplicação a casos e contextos efetivos. As atividades são obrigatórias e afetas a cada tema, de acordo com as datas previamente definidas no cronograma (o plano de atividades é disponibilizado a todos os formandos no início do curso).

A comunicação é assíncrona, sendo que o formando poderá participar nas atividades em qualquer horário (dentro das balizas temporais definidas no cronograma), a partir de qualquer local em que tenha acesso à Internet.

Apesar da flexibilidade de tempo e de espaço que tornam particular a modalidade de ensino a distância, o ideal é que o formando possa cumprir, desde o início, a calendarização das atividades previstas, no sentido de acompanhar o ritmo do grupo de formação. Neste curso, salienta-se a forte componente de interação entre docente e formandos e entre formandos, sendo promovida e incentivada a aprendizagem colaborativa.

O roteiro pedagógico desenhado para este curso assenta na prossecução gradual das atividades propostas, existindo atividades cuja adequada concretização depende da conclusão da(s) anterior(es). A docente efetua um acompanhamento regular das atividades e fornece feedback tema a tema.

O curso Aprendizagem e Ensino de Português Não Materna interseta o método ativo e expositivo, existindo, por um lado, um trabalho expositivo em que o formando visualiza e apreende os conteúdos teóricos e por, outro, uma metodologia ativa, no momento em que é desafiado a colocar em prática os conhecimentos e a participar em partilhas e debates com a turma.


Edição
14
Prazo de candidatura
27 de fevereiro de 2020
Início do curso
17 de março de 2020
Fim do curso
11 de maio de 2020
ECTS
2 [CCPFC/ACC - 103202/19]
Duração
50 horas
Tipo de formação
Curso não conferente de grau
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
Português, Língua Não Materna, Ensino, Linguística
Preço
250,00 €