Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna (PLNM)



Condições gerais

Para frequentar este curso deverá:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Reunir as condições técnicas necessárias para a frequência online do curso, nomeadamente um computador com acesso à internet;
  • Satisfazer os pré-requisitos do curso (ver abaixo).

O aluno que conclua o curso com aproveitamento poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Mais informações em http://www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Pré-requisitos para candidatura

Para candidatura

O curso Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna encontra-se ao abrigo de uma colaboração com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., sendo 50% das vagas globais destinadas a candidatos ao abrigo desse contrato.

  • Os formandos deverão ter uma proficiência mínima na língua portuguesa de nível B2, em particular no que concerne à escrita (cf. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: http://europass.cedefop.europa.eu/pt/resources/european-language-levels-cefr).
  • Apresentação da documentação necessária:
    • Documento de identificação
    • Curriculum Vitae
    • Carta de motivação
    • Certificado de habilitações que comprove o cumprimento da condição de admissão ao curso (exceto estudantes e ex-estudantes UC).
    • Declaração sob compromisso de honra da veracidade de documentos e dados entregues à UC (O documento é disponibilizado no Inforestudante, na área onde se candidata. O documento deve ser assinado e digitalizado)

Antes de realizar a candidatura, matrícula ou inscrição, deverá consultar as informações disponíveis na página da UC http://www.uc.pt/academicos/inscricoes/PIAs

Pré-requisitos para participação

Para participação no curso

Aos candidatos colocados será enviada uma notificação com as indicações para proceder, caso assim o deseje, à matrícula e inscrição no curso, bem como indicado o respetivo prazo para o fazer. O pagamento, será devido no mesmo prazo e deverá ser efetuado numa única prestação.

De acordo com o Regulamento de Cursos Não Conferentes de Grau, o aluno após matrícula e inscrição poderá desistir em qualquer momento, devendo para o efeito formalizar o pedido junto dos Serviços de Gestão Académica. A desistência não desobriga o aluno do pagamento, sendo este devedor do mesmo a partir do momento da inscrição.

Existem alguns requisitos técnicos a cumprir para que possa aceder com sucesso à totalidade dos conteúdos. Assim, recomenda-se:

  • utilização preferencial dos navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome, já que a plataforma que irá servir de suporte à aprendizagem (Moodle) possui uma compatibilidade superior para estes browsers;
  • instalação do programa VLC Media Player que possibilitará a visualização de alguns conteúdos multimédia do curso;
  • software para aceder a documentos em formato de texto (por exemplo: Microsoft Office - Word, Pages). Caso não possua um destes softwares, poderá instalar gratuitamente o Writer do LibreOffice ou o Writer da Apache OpenOffice (disponíveis para vários sistemas operativos);
  • instalação do programa Adobe Reader que possibilita a visualização de documentos em formato pdf.

A informação disponível nesta página não dispensa a consulta do Aviso de Abertura do curso disponível em https://apps.uc.pt/courses/PT/course/6521.


Edição
14
Prazo de candidatura
27 de fevereiro de 2020
Início do curso
17 de março de 2020
Fim do curso
11 de maio de 2020
ECTS
2 [CCPFC/ACC - 103202/19]
Duração
50 horas
Tipo de formação
Curso não conferente de grau
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
Português, Língua Não Materna, Ensino, Linguística
Preço
250,00 €