Scratch @ Ensino Básico



Apresentação

A informática e as comunicações desempenham um papel incontornável na sociedade atual. Por outro lado, o desenvolvimento do pensamento computacional e da programação podem ser vistos como uma mais-valia para qualquer pessoa, uma vez que permitem desenvolver um conjunto de competências importantes para a sociedade do século XXI e transversais a várias áreas do saber.

Aprender essas competências é, no entanto, uma tarefa que coloca desafios significativos, pois é essencialmente baseada na resolução de problemas. Contudo, ela deve ser promovida logo desde os primeiros anos de escolaridade. Assim sendo, as ferramentas a usar devem ser adequadas a esse público-alvo.

A linguagem Scratch é um dos exemplos que a nível mundial tem obtido maior sucesso nesse âmbito. Este curso sobre pensamento computacional e Scratch, especialmente vocacionado para professores do 1º e do 2º ciclos, pretende fornecer-lhes a formação e as ferramentas necessárias para o fazerem mais facilmente, embora assente numa utilização pedagógica fundamentada, em contexto real.

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/6681

Destinatários

Professores de várias áreas de ensino com habilitações académicas adequadas ao exercício da função docente dos 1º ou 2º ciclos do Ensino Básico.

Fatores de diferenciação

As temáticas e as atividades do curso promovem a aquisição de conhecimentos e de competências adequados à sua compreensão e à sua utilização em contexto real.

O curso insere-se na oferta formativa de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra, no sentido de dar resposta a necessidades identificadas para este sector específico.

Por outro lado, a modalidade maioritariamente a distância desta formação permite que a mesma se torne acessível a um vasto leque de interessados, independentemente da sua localização geográfica e horário laboral.

A presente ação encontra-se acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores, relevando para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, para os efeitos previstos no art. 5º do Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores.

A equipa docente é uma equipa altamente especializada em formação a distância e com larga experiência no ensino da programação.


Edição
4
Prazo de candidatura
10 de outubro de 2019
Início do curso
29 de outubro de 2019
Fim do curso
21 de janeiro de 2020
ECTS
2
Duração
54 horas
Tipo de formação
Curso não conferente de grau
Modalidade de formação
Ensino a Distância
Área de interesse
TIC e Educação
Preço
150,00 €